A excelência do Dia da Escola!

Decorreu ontem, 23 de março, na Escola Secundária de Vila Verde, o Dia da Escola!

As atividades letivas, foram substituídas por ações de caracter desportivo, lúdico, recreativo, científico e criativo com a participação de toda a comunidade educativa.

Alunos, professores e assistentes operacionais, envolveram-se nas diversas atividades, manifestando um sentimento de pertença construído todos os dias, ao longo de vários anos, pois só assim se faz Escola, só assim se é Escola!

Mas uma escola é mais do que um espaço encerrado sobre si mesmo, uma escola não se pode nem se deve projetar sobre si mesma, pelo que as entidades/organizações parceiras, marcaram presença, a Câmara Municipal de Vila Verde, a Casa do Conhecimento, o Clube Náutico de Prado, a ATHACA, a UMAR e a CPCJ estiveram presentes, mostraram-se e mostraram as suas diversas valências, o seu Know how, reforçando laços, aproximando públicos, sendo e fazendo escola com a ESVV.

Neste dia, graças à generosidade dos professores que dinamizaram atividades, graças aos professores que nelas participaram, graças aos nossos parceiros, a escola fez ainda mais sentido.

Os alunos que frequentaram a escola, foram convidados a regressar, e fizeram-no. Nostálgicos, partilhando sucessos, experiências, conselhos, esperanças e frustrações juntaram-se aos alunos finalistas num momento de partilha, num ambiente intimista, em tertúlias.

Neste dia a Ciência andou à solta na ESVV, os laboratórios abriram-se para todos, fez-se e mostrou-se Ciência. A Arte aconteceu, no chão, nas paredes, em objetos e papéis, cada aluno expressou a sua criatividade, cada aluno mostrou o seu talento.

Alunos e professores mostraram,em filme, o que são os Cursos Profissionais. Deram a conhecer e a conhecer-se numa mostra a que se chamou MobiCursos . Mas também o Teatro, a Dança, o Desporto aconteceram na ESVV!

Hoje a noção de comunidade, de identidade, de pertença foi ainda mais visível hoje e mais intensa

Hoje fomos um só!

Hoje TODOS foram um só!

Hoje percebemos, talvez de um modo mais nítido, que a ESCOLA faz-se com TODOS!