Dia da Europa

Todos os anos, no dia 9 de maio, se celebra o Dia da Europa. O significado deste dia reporta-se ao dia 9 de maio de 1950, quando o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, avançou com a sua proposta para a criação de uma comunidade para o comércio do carvão e do aço – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).

Neste âmbito, a ESVV recebeu o eurodeputado José Manuel Fernandes, o qual apresentou uma palestra às turmas E, do décimo ano, e E, F e G, do 11º ano, sobre” Fundos e Programas Europeus aplicados em Vila Verde”.

As comemorações do Dia da Europa começaram com o içar das bandeiras da UE e de Portugal, ao som do hino europeu, “ Hino da Alegria”, interpretado ao piano pela aluna da turma G do 11.º ano, Letícia Silva.

A palestra desenvolveu-se em torno da importância dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o desenvolvimento harmonioso dos diferentes estados membros, e a sua aplicação às diferentes regiões.

Relativamente a Vila Verde, o nosso convidado realçou que os principais objectivos da aplicação destes fundos passam por: promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoio à mobilidade dos trabalhadores; investir na educação, na formação e aprendizagem ao longo da vida; promover a inclusão social e o combate à pobreza, através, por exemplo, do desenvolvimento das redes de tratamento e abastecimento de água, do apoio à criação de empresas, da construção de escolas e requalificação urbana, da construção de ciclovias e ecovia, entre outros.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que a visita do eurodeputado José Manuel Fernandes foi uma mais-valia, uma vez que contribuiu para que ficássemos a conhecer alguns dos projetos de desenvolvimento implementados no concelho de Vila Verde.

Inês Costa e Gabriela Barroso do 11º E.