Cursos Científico-Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos.

Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico para jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.

Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.

Ciências e Tecnologias

O Curso de Ciências e Tecnologias pretende fornecer ao aluno um conjunto de saberes e competências que o tornam capaz de observar e organizar o espaço que o rodeia, assim como perceber a ciência e a tecnologia, e conseguir reconhecer e relacionar implicações que têm na nossa sociedade.

São alunos que se interessam pela investigação científica, gostam de fazer experiências, interessam-se pela origem do universo ou por áreas ligadas à tecnologia. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior em áreas como engenharias, ciências, medicina, farmácia, psicologia, enfermagem.

Saídas Profissionais
  • Área das Ciências
  • Área da Animação
  • Área da Saúde
  • Área das Ciências Militares
  • Área do Ambiente e Recursos Naturais
  • Área das Tecnologias

Ciências e Tecnologias

O Curso de Ciências e Tecnologias pretende fornecer ao aluno um conjunto de saberes e competências que o tornam capaz de observar e organizar o espaço que o rodeia, assim como perceber a ciência e a tecnologia, e conseguir reconhecer e relacionar implicações que têm na nossa sociedade.

São alunos que se interessam pela investigação científica, gostam de fazer experiências, interessam-se pela origem do universo ou por áreas ligadas à tecnologia. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior em áreas como engenharias, ciências, medicina, farmácia, psicologia, enfermagem.

Saídas Profissionais
  • Área das Ciências
  • Área da Animação
  • Área da Saúde
  • Área das Ciências Militares
  • Área do Ambiente e Recursos Naturais
  • Área das Tecnologias
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Matemática A 6 6 6
Opções (b)
Física e Química A 7 7 -
Biologia e Geologia 7 7 -
Geometria Descritiva A 6 6 -
Opções (c)
Biologia
Física - - 4
Química
Geologia
Opções (d)
Antropologia (e)
Aplicações Informáticas B (e)
Ciência Política (e)
Clássicos da Literatura (e)
Direito (e) - - 4
Economia C (e)
Geografia C (e)
Grego (e)
Lígua Estrangeira I, II ou III (e)*
Psicologia B (e)
Subtotal 19 a 20 19 a 20 14
Educação Moral e Religiosa (f) (2) (2) (2)
Total 35 a 38 35 a 38 23 a 25

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que o ajude a conhecer e a compreender o mundo contemporâneo e os seus principais problemas socioeconómicos.

Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Saídas Profissionais
  • Área de Economia
  • Área da Gestão
  • Área da Contabilidade
  • Área de Direito
  • Área das Ciências Sociais e Serviços

Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que o ajude a conhecer e a compreender o mundo contemporâneo e os seus principais problemas socioeconómicos.

Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Saídas Profissionais
  • Área de Economia
  • Área da Gestão
  • Área da Contabilidade
  • Área de Direito
  • Área das Ciências Sociais e Serviços
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Matemática A 6 6 6
Opções (b)
Economia A 6 6 -
Geografia A 6 6 -
História B 6 6 -
Opções (c)
Economia C
Geografia C - - 4
Sociologia
Opções (d)
Antropologia (e)
Aplicações Informáticas B (e)
Ciência Política (e)
Clássicos da Literatura (e)
Direito (e) - - 4
Filosofia A (e)
Grego (e)
Lígua Estrangeira I, II ou III (e)*
Psicologia B (e)
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (f) (2) (2) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 30 a 32

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades pretende dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe permita: ligar o passado e presente, interpretar o mundo atual e ter capacidade de intervenção sobre a realidade; desenvolver competências linguísticas e comunicativas; refletir sobre estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.

São alunos que gostam de línguas, apreciam ler, interpretar e estão recetivos a aprender uma nova língua. Além disso gostam de História e estão atentos ao que se passa no mundo e têm uma postura crítica sobre os acontecimentos.

Saídas Profissionais
  • Área de Humanidades
  • Área de Secretariado e Tradução
  • Área de Ciências da Educação e Formação
  • Área de Direito
  • Área de Ciências Sociais e Serviços
  • Área de Animação Artística

Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades pretende dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe permita: ligar o passado e presente, interpretar o mundo atual e ter capacidade de intervenção sobre a realidade; desenvolver competências linguísticas e comunicativas; refletir sobre estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.

São alunos que gostam de línguas, apreciam ler, interpretar e estão recetivos a aprender uma nova língua. Além disso gostam de História e estão atentos ao que se passa no mundo e têm uma postura crítica sobre os acontecimentos.

Saídas Profissionais
  • Área de Humanidades
  • Área de Secretariado e Tradução
  • Área de Ciências da Educação e Formação
  • Área de Direito
  • Área de Ciências Sociais e Serviços
  • Área de Animação Artística
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica História A 6 6 6
Opções (b)
Geografia A 6 6 -
Latim A 6 6 -
Língua Estrangeira I, II ou III 6 6 -
Literatura Portuguesa 6 6 -
Matemática Aplicada às Ciências Sociais 6 6 -
Opções (c)
Filosofia A
Geografia C
Latim B - - 4
Língua Estrangeira I, II ou III (*)
Literaturas da Língua Portuguesa
Psicologia B
Sociologia
Opções (d)
Antropologia (e)
Aplicações Informáticas B (e)
Ciência Política (e) - - 4
Clássicos da Literatura (e)
Direito (e)
Economia C (e)
Grego (e)
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (f) (2) (2) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 23 a 25

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Artes e Visuais

O curso de Artes Visuais possibilita-te o acesso a um conjunto de saberes, capazes de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

Estes são alunos que gostam das artes, de matérias como geometria, de perceber as relações no espaço, que gostam de desenhar. Assim, são alunos que se conseguem ver no futuro a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, Desenho, Arquitetura, Belas Artes, Design, Pintura, entre outros.

Saídas Profissionais
  • Área de Arquitetura
  • Área de Artes Plásticas
  • Área do Design
  • Área de Humanidades, Secretariado e Tradução
  • Área de Animação Artística

Artes e Visuais

O curso de Artes Visuais possibilita-te o acesso a um conjunto de saberes, capazes de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

Estes são alunos que gostam das artes, de matérias como geometria, de perceber as relações no espaço, que gostam de desenhar. Assim, são alunos que se conseguem ver no futuro a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, Desenho, Arquitetura, Belas Artes, Design, Pintura, entre outros.

Saídas Profissionais
  • Área de Arquitetura
  • Área de Artes Plásticas
  • Área do Design
  • Área de Humanidades, Secretariado e Tradução
  • Área de Animação Artística
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Desenho A 6 6 6
Opções (b)
Geometria Descritiva A 6 6 -
Matemática B 6 6 -
História e Cultura das Artes 6 6 -
Opções (c)
Oficina das Artes
Oficina Multimédia B - - 4
Materiais e Tecnologias
Opções (d)
Antropologia (e)
Aplicações Informáticas B (e)
Ciência Política (e)
Clássicos da Literatura (e)
Direito (e) - - 4
Economia C (e)
Filosofia A (e)
Geografia C (e)
Grego (e)
Língua Estrangeira I, II ou III (e)
Psicologia B (e)
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (f) (2) (2) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 23 a 25

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.