Mensagem

O lema “Juntos fazemos Escola!” assume-se como o epítome do projeto da Escola Secundária de Vila Verde.

Trata-se de um projeto inclusivo, alicerçado em dinâmicas de colaboração, participação e partilha. É pois, uma escola pensada numa lógica de espaço que ensina e aprende. A tríade professores, alunos e pessoal não docente assumem-se como um “organismo” único que se revê na escola, em que a aspiração coletiva se sobrepõe à individual. Assim, esta nova escola – Escola Aprendente – é uma escola que se faz com todos.

Trata-se de uma escola que aprende com as suas práticas, que reflete sobre si própria, em que é essencial a participação dos parceiros. Eles são o garante da concretização do projeto educativo, numa permanente troca de sinergias, onde os seus conhecimentos, as suas práticas e os seus recursos farão parte integrante desta escola que se pretende comunitária.

Nesta escola de prática, comunitária e reflexiva as pessoas são o sentido da existência da instituição sendo essencial a definição de metas partilhadas e o incutir de uma filosofia proativa, em que se valorizam as estruturas intermédias, como agentes de uma liderança intermédia, sendo estas os verdadeiros bastiões de mudança, deixando a escola de ser pensada numa lógico do momento, das necessidades imediatas, para uma lógica de longo prazo, no sentido de promover transformações mais profundas, de caráter central, como a pedagogia, o currículo e a avaliação.

Pode-se afirmar que o objetivo máximo é uma escola dirigida para as aprendizagens, em que o Diretor se deve assumir como o catalisador de mudança, apoiando e garantindo a concretização dos objetivos da escola, assentando a sua ação no apoio aos professores e na necessidade de trabalharem juntos, na disponibilização dos apoios necessários à consecução das aprendizagens dos alunos e na promoção de um ambiente de proximidade entre os elementos da comunidade educativa.

 

O Diretor
João Manuel Lopes Graça