Eco - Escolas

O Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis. Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Assim, as escolas participantes neste programa deverão desenvolver um conjunto de ações e atividades envolvendo os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial destaque para os alunos, mas também os professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade envolvente.

O trabalho a desenvolver é definido num plano de ação que engloba como temas obrigatórios os resíduos, água e energia e ainda, no presente ano, a floresta. Para além destes serão, também, trabalhados outros temas como a agricultura biológica, a alimentação saudável e sustentável, o ruído, entre outros, sempre numa perspetiva da proteção ambiental e da promoção da sustentabilidade, não esquecendo a vertente social. Este plano é implementado ao longo do ano letivo e contempla a promoção da separação correta de resíduos na sala de aula; a recolha e encaminhamento para reciclagem de papel e cartão, pilhas, lâmpadas, tinteiros e tonners, rolhas de cortiça, tampinhas plásticas e cápsulas de café; concursos (separação de resíduos, póster eco-código, árvore de Natal Tetrapack,…); comemoração do dia Eco-Escola, palestras e campanhas de sensibilização ambiental; sementeira e plantação de espécies autóctones; auditoria ambiental; caminhada de sensibilização e divulgação do meio florestal do concelho de Vila Verde, entre outras atividades. Destaca-se ainda a importância do tratamento dos temas ambientais no âmbito dos programas curriculares das diferentes disciplinas.

A colaboração de todos os elementos da comunidade escolar é de fundamental importância para a consecução dos objetivos do programa e a formação de uma geração mais sensibilizada e ativa na promoção da sustentabilidade ambiental que assegure um futuro mais risonho para o planeta. Assim, todos podem e devem colaborar, seja no trabalho com os alunos, seja na implementação de atitudes ambientalmente adequadas. Lembramos que a escola dispõe de um local de recolha de resíduos (ecoponto), localizado no bloco administrativo, junto às escadas de acesso ao Piso 2 (Direção, sala de Professores), para lâmpadas, pilhas, rolhas de cortiça, tinteiros e tonners e cápsulas de café, onde os materiais colocados contribuem com alguns “pontinhos” para o desempenho ambiental da escola e, alguns, para o apoio a causas de solidariedade social.

No final do ano, a escola, mais uma vez e em função do trabalho e resultados obtidos, irá candidatar-se ao Galardão Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas que atesta as boas práticas ambientais implementadas.