VerdEmCena

O Clube de teatro da ESVV, o VerdEmCena, nasceu há cerca de nove anos pela mão da professora Ana Cristina Oliveira.

Desde outubro de 2009, este projeto tem funcionado como um espaço aberto à comunidade educativa, que reúne alunos de todos os níveis de escolaridade, bem como professores interessados em colaborar na realização de atividades teatrais integradoras, articulando com as mais diversas estruturas e departamentos curriculares. Desta forma, o Clube de Teatro apresenta-se na escola como um espaço lúdico e de aprendizagem extracurricular, ligado à arte dramática, contribuindo para a realização pessoal e social, quer dos alunos envolvidos neste projeto, quer da comunidade educativa em geral.

Na sua essência, o trabalho desenvolvido no âmbito do clube VerdEmCena visa contribuir para a aquisição de competências nos domínios pertencentes à expressão dramática, ao nível da emanação do discurso (dicção, intensidade fónica, curva tonal, reformulação e rapidez de pensamento), de competências de leitura e de memorização textual. Pretende, ainda, potenciar a socialização dos seus intervenientes e ser um clube onde os alunos possam estimular a sua criatividade, pondo-a ao serviço da restante comunidade escolar, através de apresentações públicas de peças de teatro e de dramatizações.

Atualmente, fruto do trabalho realizado ao longo da sua atividade, o clube já transpôs as portas da escola, sendo solicitada a sua participação no seio da comunidade, através de trabalhos teatrais e de leituras encenadas, em parceria com instituições e entidades de Vila Verde e arredores, nomeadamente, a Câmara Municipal, a Biblioteca Professor Machado Vilela, a Aliança Artesanal, a Casa do Conhecimento, a Santa Casa da Misericórdia, o Theatro Circo, a CPCJ de Vila Verde, as escolas do concelho, entre outras. Esta abertura à comunidade tem-se revelado uma mais valia na medida em que funciona como motivação para o trabalho a realizar, elevando e a autoestima dos intervenientes.

Durante estes nove anos, já passaram pelo clube dezenas de alunos, professores e até encarregados de educação que também se renderam ao “bichinho” do teatro e descobriram que integrar o grupo e as atividades promovidas pelo VerdEmCena “faz bem ao corpo e à alma”, abrindo novas janelas de conhecimento e de olhar o eu e o mundo que nos rodeia.

Em cada ano letivo, os discentes podem inscrever-se no clube de teatro, cujas sessões decorrem, normalmente, às quartas feiras à tarde, com a coordenação da professora Ana Cristina Oliveira, sendo as atividades anuais planificadas articuladamente com a Biblioteca Escolar e outras estruturas escolares, a fim de reunir sinergias e caminhar de mãos dados com vista à formação integral dos nossos alunos, nas vertentes académica cultural e humana.