Vila Verde na Finlândia

No âmbito do Programa Erasmus+ quatro professores da Escola Secundária de Vila Verde participaram no curso “Structured Educational Visit to Schools/Institutes &Training Seminar in Finland”, na cidade de Helsínquia, de 15 a 21 de abril.

O programa do curso possibilitou aos participantes conhecer e interagir com professores de 19 países e, eventualmente, formar parcerias confiáveis para futuros projetos Erasmus+ da Ação Chave 2.

Ao longo de uma semana foi dado a conhecer o sistema educativo finlandês e programas de desenvolvimento e apoio à educação através de seminários que contaram com a participação de especialistas locais. Os professores visitaram várias escolas na área metropolitana de Helsínquia (ensinos básico, secundário, profissional, aprendizagem na vida adulta), assistindo a aulas de diferentes disciplinas, onde puderam observar algumas práticas e métodos de ensino que possam conduzir a melhores aprendizagens. Foi notória a valorização que é dada à educação por este povo. Na vertente cultural do encontro foram proporcionadas visitas guiadas em Helsínquia, à povoação de Porvoo e à Fortaleza de Suomenlinna, para além do Museu Nacional da Finlândia e do Ateneum/Galeria Nacional.

Toda esta atividade promoveu o conhecimento de um povo cujo sucesso resultou do seu sentido de resiliência (“Sisu”) quer aos agentes climáticos desfavoráveis quer em relação às sucessivas invasões que sofreu e à dura luta pela independência do país. A chave do sucesso assenta no princípio fundamental – EDUCAÇÃO e TRABALHO – muito valorizado pela sociedade finlandesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.