Visita ao Lar de São Salvador

No passado dia três de maio de 2018, os alunos da turma H do 10.° ano, do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossociologia, visitaram o Lar de São Salvador, com o intuito de apresentar o livro “A Arca do Não É no Reino das Coisas”, escrito pela Professora e Escritora, Lúcia Sousa.

Acompanhados pela sua professora de Matemática e diretora de turma, Lúcia Sousa, pela Coordenadora da Biblioteca, Maria José Ribeiro, e pela Diretora de Curso, Rosa Mota Alves, dirigiram-se ao Lar de São Salvador, para pôr em prática uma atividade de Voluntariado de Leitura, que acontece associada ao projeto da Biblioteca Escolar “Leituras que Unem – a ESVV (a)Ler para Ver mais Longe”..

Mal chegaram ao local, onde foram, desde logo, muito bem recebidos, começaram a ler e a interpretar o conto aos mais velhos, que ficaram interessados e curiosos por saber mais sobre a história. Finalizada a leitura expressiva da obra, os alunos dirigiram-se a cada um dos idosos e fizeram-lhes uma simples pergunta: “O que é que guarda a vossa Arca?”. Muitos responderam com memórias antigas, outros falaram dos seus sentimentos e até falaram da família. Esta atividade, para além de ser um bom entretenimento para os idosos do Lar de S. Salvador, foi também uma boa forma de fazer com que refletissem sobre o que a sua “arca” guarda, ou melhor, sobre as memórias que guardam, o que os ajudou a desabafar e a partilhar os sentimentos mais profundos que estavam a sentir no momento.

Foi uma manhã para recordar, pois entramos no Lar com um sorriso de expectativa no rosto e saímos de lá com um sorriso rasgado, maior ainda, para além de que deixamos também um enorme sorriso “pregado” na cara de quantos estavam lá dentro. Isso deixou-nos orgulhosos!

Isabel Barbosa, 10.° H

(Com a colaboração de Maria José Ribeiro)