Aigiou – Grécia – “Da construção com régua e compasso à Impressão 3D

No passado dia 7 de maio, dez alunos do Curso de Artes e professoras da Escola Secundária de Vila Verde, participaram, durante sete dias, na atividade C2 na cidade de Aigiou na Grécia, no projeto “Da construção com régua e compasso à Impressão 3D, a Matemática ao serviço do Património Cultural”, cumprindo assim a primeira mobilidade do referido Projeto Erasmus+ KA229.

Esta atividade decorreu em conformidade com os objetivos traçados pelas três escolas do Projeto. Lado a lado, os alunos e professores franceses, gregos e portugueses realizaram a formação pretendida com resultados excelentes.

Como é da prática, do Erasmus e dos alunos da ESVV e as suas professoras, o tempo deu para tudo. Formação, descobertas da natureza e da cidade de Aigiou, Delfos e na capital grega. E logicamente conviver com jovens estudantes dos outros países e melhorar a comunicação da língua inglesa.

Em termos de formação, coube à equipa anfitriã, apresentar dia a dia, o desenvolvimento teórico e prático da construção do Arco Romano. A apresentação da arquitetura românica foi apresentada por Nikolaos Diamantopoulos, foram realizadas visitas para a apresentação de arquitetura em questão. Durante a formação os alunos projetaram um arco: A matemática por trás da arquitetura: geometria, recriação de um arco usando papel a tesoura a régua e o compasso.

Foram, assim, utilizadas várias ferramentas de trabalho pelos alunos relacionados com o desenho, as novas tecnologias e representaram a simulação das forças existentes para a formação do referido tipo de arco. Por fim com a aplicação Tinkercad os alunos puseram à prova a modelagem 3D.

Por fim, os alunos e professores despediram-se de coração cheio de novas aprendizagens, novas partilhas e amizades.

No final todos receberam o certificado de formação que poderá um dia ser para estes jovens um documento importante para as suas vidas profissionais.

A Arte, a Matemática, a impressão tridimensional, o entusiasmo, o sentido de grupo e do conhecimento serão as bandeiras deste projeto do qual a Escola Secundária de Vila Verde é parceira. Deixar que a escola e o conhecimento seja um prazer de cada aluno. Até novembro muito será o trabalho a desenvolver mas sempre com entusiasmo e crédito pela nossa parte para receber os nossos parceiros.

Fica registado links interessantes e trabalhados para esta formação na área dos conceitos da Matemática, da impressão 3D e na Arte Românica.

O coordenador,
Luís Monteiro