Casa Sustentável

Featured Video Play Icon

A turma do 10ºG nos momentos de Domínio de Articulação Curricular, seguindo uma lógica de articulação entre as disciplinas de Português, Economia, Matemática e Geografia, desenvolveu os temas dos domínios de Cidadania e Desenvolvimento relacionados com o “Desenvolvimento Sustentável” e “Empreendedorismo”.

Neste contexto, os alunos elaboraram na disciplina de Português uma letra para uma canção que aborda “regras” de construção de uma “Casa Sustentável” assente numa lógica de eficiência energética e aproveitamento da radiação solar fotovoltaica, térmica passiva e ativa aplicando os conteúdos de Geografia. Esta canção serviu como banda sonora de um vídeoclip sobre boas práticas a implementar numa “Casa Sustentável” de acordo com uma perspetiva economicista das contas da luz e aquecimento, tentando perceber o impacto financeiro mensal a suportar. A par disto, nas aulas de Economia, elaborou-se um cartaz onde configura uma “checklist” com as escolhas acertadas de crédito bancário (juros, seguros, etc.) na construção da “Casa Sustentável”. Todas estas ações ficaram “representadas” numa maquete que foi construída nas aulas de Matemática.

Transformamos um dos fados mais emblemáticos de Amália Rodrigues, “Uma Casa Portuguesa”, numa nova versão que apela ao desenvolvimento sustentável e à preservação ambiental.

A professora Sara Pitães