Clubes


Clube de Pintura e Cerâmica

O Clube de Pintura em Cerâmica, tem como principais objetivos, conhecer e aplicar técnicas de pintura e vidragem de peças em cerâmica e azulejo; desenvolver a criatividade; conhecer e interpretar motivos do artesanato tradicional de Vila Verde, nomeadamente os lenços de namorados; desenvolver hábitos de ocupação saudável dos tempos livres e participar em projetos da escola.



Clube de Rádio

O clube de rádio existe com diversos objectivos que passam pela dinamização dos intervalos, integração escolar de alunos, suporte a actividades desenvolvidas no âmbito da escola, entre outras. Tudo isto se realiza em trabalho de equipa, maioritariamente alunos, em articulação com a Associação de Estudantes da escola.



Clube de Xadrez

Objetivos:

  • Desenvolver nos alunos uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura;
  • Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico e abstrato;
  • Treinar o cálculo mental;
  • Aumentar a afetividade do aluno pela escola;




Clube da Robótica

A Robótica e a Programação, como áreas que fazem interface com diferentes tecnologias e abordagens, da mecânica à eletrónica, da informática à literatura de ficção, mostra-se ser capaz de suscitar a convergência dos meios humanos e materiais da Escola na experimentação e elaboração de novas aprendizagens.



Clube de Astronomia

O estudo das estrelas, planetas e do Universo, em geral, desde sempre fascinaram o homem, que procurou dar respostas coerentes, com os meios de cada época, às múltiplas questões que este tema apresenta.





Clube de Música

Espaço de apoio e incentivo à criação de grupos musicais constituídos por elementos da comunidade escolar desta escola.



Clube de Origami

Origami é uma arte milenar, mais antiga do que o próprio papel, que estabelece uma linguagem simbólica de fácil compreensão e aprendizagem, pelo movimento das mãos em contacto com o papel. Uma arte inserida no quotidiano oriental e exportada para o mundo.





Clube Inovação

O Clube da Inovação tem como principal objetivo incentivar os alunos, o gosto pela escola em geral, e pela tecnologia em particular, procurando valorizar novas aprendizagens, recorrendo à exploração de ambientes inovadores de aprendizagem. 



Clube de Ciência Viva

Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de ciência abertos a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras. As áreas do conhecimento abrangem maioritariamente ciências naturais, físico-química e matemática, com forte incidência também em ciências sociais e humanas

 





Clube da Meteorologia

As estações meteorológicas são locais equipadas com instrumentos de medição para o registo de dados de várias variáveis meteorológicas. No sentido de facultar aos alunos o acesso às Ciências Experimentais na área da Meteorologia/ Climatologia/ Educação Ambiental e afins, propõe-se a criação de um Clube de Meteorologia, associado ao Projeto de Instalação de uma Estação Meteorológica Automática na ESVV (MeteoVerde).



Clube de Jogos Matemáticos

Disputar-se-ão jogos matemáticos.

Divulgação dos jogos matemáticos (Rastro, Avanço, Produto, HexOuri …)