Clube de Inovação

O Clube da Inovação tem como principal objetivo incentivar os alunos, o gosto pela escola em geral, e pela tecnologia em particular, procurando valorizar novas aprendizagens, recorrendo à exploração de ambientes inovadores de aprendizagem 

Através desses ambientes, os alunos poderão adquirir conteúdos criando produtos originais de forma colaborativa e com uma temática definida, recorrendo recursos/ ferramentas apropriados à idade e ao estádio de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O uso de recursos tecnológicos e aplicações móveis serão um meio facilitador para desenvolver o modo de pensamento, colocar o aluno como produtor do seu conhecimento, permitindo a resolução de problemas e a organização lógica de ideias.  

A interligação de vários conteúdos de diversas disciplinas ou anos de escolaridade possibilitará despertar e promover a curiosidade intelectual e criar cidadãos que, ao longo da sua vida, valorizem o saber, analisem e questionecriticamente a realidade, avaliem e seleccioneinformação, formulem hipóteses e tomem decisões fundamentadas no seu dia a dia. 

Objetivos:

  • Dinamizar e incentivar a criação de ambientes inovadores de aprendizagem; 
  • Promover o uso de ferramentas tecnológicas e aplicações móveis como auxílio do processo de ensino e de aprendizagem;
  • Promover a interligação horizontal e vertical dos conteúdos disciplinares;
  • Desenvolver nos alunos o pensamento reflexivo, crítico e criativo;  
  • Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados;
  • Promover utilizar de modo proficiente diferentes linguagens simbólicas associadas às línguas, à literatura, à música, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência; e aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação, em ambientes analógico e digital;
  • Desenvolver nos alunos novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem;
  • Promover o trabalho em equipa e a utilização dos diferentes meios para comunicar e trabalhar presencialmente e em rede. 
  • Manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas;  
  • Executar operações técnicas, segundo uma metodologia de trabalho adequada, para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou conclusão fundamentada, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa;  
  • Adequar a ação de transformação e criação de produtos aos diferentes contextos naturais, tecnológicos e socioculturais, em atividades experimentais e aplicações práticas em projetos desenvolvidos em ambientes físicos e digitais.