Clube de Origami

A criação do Clube de Origami visa a partilha de experiências e de práticas, de conhecimentos e de técnicas que viabilizem o desenvolvimento de actividades no âmbito da expressão artística a concretizar nos tempos livres dos jovens da escola. 

Origami é uma arte milenar, mais antiga do que o próprio papel, que estabelece uma linguagem simbólica de fácil compreensão e aprendizagem, pelo movimento das mãos em contacto com o papel. Uma arte inserida no quotidiano oriental e exportada para o mundo. 

Para além dos aspetos psicossociais – abordagem de resolução de problemas, estímulo de interacções sociais positivas, desenvolvimento da criatividade, etc, – o origami pode ser utilizado como um instrumento inovador e interessante para a Matemática, Ciências, Expressões artística e dramática, e certamente, Linguagem e Comunicação escrita e oral.

Objetivos:

  • Divulgar a arte do origami e apresentar uma perspectiva da sua utilização em contexto escolar; 
  • Promover a integração e troca de experiências entre os participantes; 
  • Desenvolver actividades criativas de reutilização do papel com vista à produção artística;
  • Desenvolver competências na área das artes, geometria e da matemática (visualização, imaginação, criatividade, coordenação visual-motora, raciocínio, etc.);
  • Fortalecer a paciência, persistência, a criatividade, coordenação motora, atenção e capacidade de concentração.