A Metodologia CLIL
As novas sociedades globalizadas pressionam a educação para, de forma inovadora, preparar crianças e jovens para viver e trabalhar em espaços multilingues globalizados. Os alunos de hoje devem desenvolver competências e fluência de comunicação em línguas estrangeiras e materna. Com a aprendizagem integrada de uma língua estrangeira (Inglês) e de conteúdos disciplinares curriculares, é possível facilitar aos alunos atingirem esses objetivos sem que haja uma sobrecarga horária letiva e proporcionar-lhes aprendizagens transcurriculares.
À abordagem CLIL são reconhecidas vantagens cognitivas e linguísticas para os alunos:
- aprender a pensar e a aprender numa língua estrangeira adicional;
- aprender a usar o inglês para comunicar sobre novos tópicos de aprendizagem;
- as aulas CLIL no ensino secundário permitem a aquisição de vocabulário específico, sem comprometer a aquisição de conhecimentos necessária neste nível de ensino;
- consolidar e rever conteúdos, apresentando-os numa outra perspetiva e expondo ao aluno nova terminologia e uma nova forma de conceptualização.
É nesse âmbito que se pretende implementar um projeto de aulas com conteúdos lecionados em língua não materna – inglês – na nossa escola.