Celebração do dia do Pi

O Pi é, provavelmente, a constante matemática que mais se conhece no mundo, sendo considerado um dos números mais importante em todo o universo matemático. É um número irracional que se representa pelo símbolo . Podemos, encontrar o Pi, por exemplo, na área da circunferência, no volume de alguns sólidos e até no calendário (um ano normal de 365 dias tem mais de 10 mil segundos).

O dia do Pi (“Pi Day”) é comemorado, normalmente, a 14 de março. Esta data foi escolhida, pois, geralmente, o valor arredondado atribuído a esta constante é 3,14 e, como na maioria dos países, o mês vem antes do dia (3/14), a data mais indicada seria essa. Nesse dia, por mera coincidência, também é celebrado o nascimento do grande génio, Albert Einstein e a morte de outro nome da ciência, Stephen Hawking.

Também a nossa escola celebrou esta data muito importante para a Matemática, através de um concurso destinado aos alunos do décimo ano, cujo objetivo era a resolução de um problema matemático que envolvia o número Pi, como prémio uma calculadora gráfica da Casio (CG50). Tendo esta calculadora sido oferecida, gentilmente, pela Casio, na pessoa da professora Isabel Leite.

Este problema teve como aluna vencedora, Carina Gomes Oliveira, da turma do 10º G a quem damos os nossos parabéns.

Ana Oliveira, nº4, 10ºC