Cursos Científico-Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos.

Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico para jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.

Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.

Ciências e Tecnologias

O Curso de Ciências e Tecnologias pretende fornecer ao aluno um conjunto de saberes e competências que o tornam capaz de observar e organizar o espaço que o rodeia, assim como perceber a ciência e a tecnologia, e conseguir reconhecer e relacionar implicações que têm na nossa sociedade.

São alunos que se interessam pela investigação científica, gostam de fazer experiências, interessam-se pela origem do universo ou por áreas ligadas à tecnologia. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior em áreas como engenharias, ciências, medicina, farmácia, psicologia, enfermagem.

Saídas Profissionais
  • Área das Ciências
  • Área da Animação
  • Área da Saúde
  • Área das Ciências Militares
  • Área do Ambiente e Recursos Naturais
  • Área das Tecnologias

Ciências e Tecnologias

O Curso de Ciências e Tecnologias pretende fornecer ao aluno um conjunto de saberes e competências que o tornam capaz de observar e organizar o espaço que o rodeia, assim como perceber a ciência e a tecnologia, e conseguir reconhecer e relacionar implicações que têm na nossa sociedade.

São alunos que se interessam pela investigação científica, gostam de fazer experiências, interessam-se pela origem do universo ou por áreas ligadas à tecnologia. Especificamente são alunos que esperam vir a concluir um curso superior em áreas como engenharias, ciências, medicina, farmácia, psicologia, enfermagem.

Saídas Profissionais
  • Área das Ciências
  • Área da Animação
  • Área da Saúde
  • Área das Ciências Militares
  • Área do Ambiente e Recursos Naturais
  • Área das Tecnologias
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45min)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I,II ou III(a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Matemática A 6 6 6
Opções (b)
Física e Química A 7 7 -
Biologia e Geologia 7 7 -
Geometria Descritiva A 6 6 -
Opções (c)
Biologia - - 4
Física - - 4
Química - - 4
Geologia - - 4
Materiais e Tecnologias - - 4
Opções (d)
Antropologia (e) - - -
Aplicações Informáticas B (e) - - 4
Ciência Política (e) - - -
Clássicos da Literatura (e) - - -
Direito (e) - - -
Economia C (e) - - -
Filosofia A (e) - - -
Geografia C (e) - - -
Grego (e) - - -
Lígua Estrangeira I, II ou III (e)* - - 4
Psicologia B (e) - - 4
Subtotal 19 a 20 19 a 20 30
Educação Moral e Religiosa (f) (1) (1) (2)
Total 35 a 38 35 a 38 23 a 25

A Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto.

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa no mínimo de 45 min.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que o ajude a conhecer e a compreender o mundo contemporâneo e os seus principais problemas socioeconómicos.

Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Saídas Profissionais
  • Área de Economia
  • Área da Gestão
  • Área da Contabilidade
  • Área de Direito
  • Área das Ciências Sociais e Serviços

Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que o ajude a conhecer e a compreender o mundo contemporâneo e os seus principais problemas socioeconómicos.

Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Saídas Profissionais
  • Área de Economia
  • Área da Gestão
  • Área da Contabilidade
  • Área de Direito
  • Área das Ciências Sociais e Serviços
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Matemática A 6 6 6
Opções (b)
Economia A 6 6 -
Geografia A 6 6 -
História B 6 6 -
Opções (c)
Economia C - - 4
Geografia C - - 4
Sociologia - - 4
Opções (d)
Antropologia (e) - - -
Aplicações Informáticas B (e) - - 4
Ciência Política (e) - - -
Clássicos da Literatura (e) - - -
Direito (e) - - -
Filosofia A (e) - - -
Grego (e) - - -
Lígua Estrangeira I, II ou III (e)* - - 4
Psicologia B (e) 4
Subtotal 18 18 30
Educação Moral e Religiosa (f) (1) (1) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 30 a 32

A Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto.

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa no mínimo de 45 min.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades pretende dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe permita: ligar o passado e presente, interpretar o mundo atual e ter capacidade de intervenção sobre a realidade; desenvolver competências linguísticas e comunicativas; refletir sobre estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.

São alunos que gostam de línguas, apreciam ler, interpretar e estão recetivos a aprender uma nova língua. Além disso gostam de História e estão atentos ao que se passa no mundo e têm uma postura crítica sobre os acontecimentos.

Saídas Profissionais
  • Área de Humanidades
  • Área de Secretariado e Tradução
  • Área de Ciências da Educação e Formação
  • Área de Direito
  • Área de Ciências Sociais e Serviços
  • Área de Animação Artística

Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades pretende dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe permita: ligar o passado e presente, interpretar o mundo atual e ter capacidade de intervenção sobre a realidade; desenvolver competências linguísticas e comunicativas; refletir sobre estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.

São alunos que gostam de línguas, apreciam ler, interpretar e estão recetivos a aprender uma nova língua. Além disso gostam de História e estão atentos ao que se passa no mundo e têm uma postura crítica sobre os acontecimentos.

Saídas Profissionais
  • Área de Humanidades
  • Área de Secretariado e Tradução
  • Área de Ciências da Educação e Formação
  • Área de Direito
  • Área de Ciências Sociais e Serviços
  • Área de Animação Artística
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica História A 6 6 6
Opções (b)
Geografia A 6 6 -
Latim A 6 6 -
Língua Estrangeira I, II ou III 6 6 -
Literatura Portuguesa 6 6 -
Matemática Aplicada às Ciências Sociais 6 6 -
Opções (c)
Filosofia A - - 4
Geografia C - - 4
Latim B - - 4
Língua Estrangeira I, II ou III (*) - - 4
Literaturas da Língua Portuguesa - - 4
Psicologia B - - 4
Sociologia - - 4
Opções (d)
Antropologia (e) - - -
Aplicações Informáticas B (e) - - 4
Ciência Política (e) - - -
Clássicos da Literatura (e) - - -
Direito (e) - - 4
Economia C (e) - - -
Grego (e) - - -
Subtotal 18 18 18
Educação Moral e Religiosa (f) (1) (1) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 23 a 25

A Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto.

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa no mínimo de 45 min.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

Artes e Visuais

O curso de Artes Visuais possibilita-te o acesso a um conjunto de saberes, capazes de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

Estes são alunos que gostam das artes, de matérias como geometria, de perceber as relações no espaço, que gostam de desenhar. Assim, são alunos que se conseguem ver no futuro a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, Desenho, Arquitetura, Belas Artes, Design, Pintura, entre outros.

Saídas Profissionais
  • Área de Arquitetura
  • Área de Artes Plásticas
  • Área do Design
  • Área de Humanidades, Secretariado e Tradução
  • Área de Animação Artística

Artes e Visuais

O curso de Artes Visuais possibilita-te o acesso a um conjunto de saberes, capazes de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

Estes são alunos que gostam das artes, de matérias como geometria, de perceber as relações no espaço, que gostam de desenhar. Assim, são alunos que se conseguem ver no futuro a concluir um curso superior nestas áreas, como por exemplo, Desenho, Arquitetura, Belas Artes, Design, Pintura, entre outros.

Saídas Profissionais
  • Área de Arquitetura
  • Área de Artes Plásticas
  • Área do Design
  • Área de Humanidades, Secretariado e Tradução
  • Área de Animação Artística
Componentes de Formação
Componente Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x45 minutos)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III (a) 4 4 -
Filosofia 4 4 -
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Componente Específica Desenho A 6 6 6
Opções (b)
Geometria Descritiva A 6 6 -
Matemática B 6 6 -
História da Cultura e das Artes 6 6 -
Opções (c)
Oficina de Artes - - 4
Oficina Design - - 4
Oficina Multimédia B - - 4
Materiais e Tecnologias - - 4
Opções (d)
Antropologia (e) - - -
Aplicações Informáticas B (e) - - 4
Psicologia B (e) - - 4
Ciência Política (e) - - -
Clássicos da Literatura (e) - - -
Direito (e) - - -
Economia C (e) - - -
Filosofia A (e) - - -
Geografia C (e) - - -
Grego (e) - - -
Língua Estrangeira I, II ou III (e) - - -
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (f) (1) (1) (2)
Total 34 a 36 34 a 36 23 a 25

A Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto.

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(f) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa no mínimo de 45 min.

(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.