Construiu-se um novo edifício para albergar todo o setor da cozinha, refeitório, cafetaria e apoios, bem como compartimentos para pausa de funcionários e associação de alunos. A localização deste corpo permite diferenciar os acessos ao recinto da escola, separando os de serviço dos de receção quotidiana de alunos, professores e funcionários.
As demolições possibilitaram a construção de um novo corpo que, além de dotar a escola de um espaço de acesso e receção, possibilita a concentração de todas as atividades não letivas, que se desenvolvem em torno dos espaços de circulação no acesso aos núcleos formais de aprendizagem. O espaço da biblioteca, bem como a secretaria, o auditório e a grande sala da cafetaria/refeitório relacionam-se diretamente com o átrio de acesso à escola – espaço amplo obrigatoriamente atravessado por todos.
Neste edifício localizam-se, no piso 2, os espaços de trabalho e de pausa destinados aos professores e à direção da escola. No piso 3, situam-se alguns espaços de apoio e acompanhamento ao aluno (p. ex., gabinete de psicologia), bem como gabinetes de trabalho de professores e funcionários e as instalações do Centro de Formação de professores.
Os corpos existentes foram integralmente ocupados por salas de aulas e espaços complementares. A estes juntam-se novos espaços – laboratórios, salas TIC – e mais salas de aulas normais, por forma a dar resposta às necessidades atuais.
Esta concentração dos espaços letivos facilita o seccionamento das instalações no uso dos espaços em atividades extra curriculares e fora dos horários normais de funcionamento da escola.
As obras de ampliação/requalificação e modernização da implicaram um investimento global a rondar os 13 milhões de euros e foram desenvolvidas no âmbito do processo de renovação do Parque Escolar Nacional.