Físicos de Partículas por um dia

No passado dia 25 de fevereiro a turma C do 12º ano participou na iniciativa “Masterclasses Internacionais em Física de Partículas” da Escola de Ciências da Universidade do Minho, que pretendeu levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos em Física de Partículas Elementares e áreas associadas. O objetivo era que os participantes pudessem experimentar ser Físicos de Partículas por um dia, trabalhando com dados reais adquiridos pelas grandes experiências internacionais. Desta forma, os alunos da referida turma, puderam assistir a duas palestras, “Introdução à Física de Partículas” e “Aceleradores e Detetores”, participar numa Atividade Experimental (Análise de Dados) e numa Videoconferência com Cientistas do CERN.