O 12.º ano acabou. E agora?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), em colaboração com a CLDS4G irá promover um encontro temático “O 12.º ano acabou. E agora?””, no dia 9 de fevereiro das 10h10 às 11h40, no auditório da ESVV dirigido aos alunos finalistas das cinco turmas dos cursos profissionais.
Na primeira parte deste encontro serão debatidos temas importantes relacionados com o futuro profissional dos/as jovens, nomeadamente o currículo (dicas para melhorar o CV) e a apresentação sintética do programa de apoio ao emprego ATIVAR.PT (antigos estágios profissionais), primeira porta de entrada no mercado de trabalho para muitos/as jovens.
Na segunda parte teremos dois convidados:
  • O representante da agência nacional de Erasmus+ (Juventude em Ação) que irá apresentar os projetos (financiados) de voluntariado internacional no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade (CES);
  • O coordenador do departamento de RH de um grupo empresarial de Braga que procura jovens no mercado de trabalho e que irá apresentar a empresa e as oportunidades que esta tem para oferecer. Também irá abordar questões práticas associadas ao mercado de trabalho.
A sessão pretende despertar a curiosidade dos/as jovens para estes temas e alertar para a necessidade de ampliar horizontes num mercado cada vez mais exigente. Como podem candidatar-se a ofertas de emprego que pedem tantas vezes experiência? Como e onde podem adquirir experiências que os/as valorizem nos processos de recrutamento? O que é um bom salário para um/a jovem à procura do primeiro emprego?

Estas e outras questões estarão em discussão e haverá espaço para que os/as jovens coloquem as suas próprias questões.