Palestra “A Bio Diversidade e Nós”

No dia 14 de março, os alunos da turma 10.º C de Ciências e Tecnologias receberam o conhecido botânico e professor, Jorge Américo Rodrigues de Paiva. Este senhor é um nome reconhecido entre os amantes de investigação científica e ambiental. Recebeu já diversas distinções pelo seu trabalho académico e pelo seu empenho como defensor do Meio Ambiente. A sua paixão pela Natureza é somente igualável à sua paixão com que comunica com o público e em particular com os jovens, tendo já dado mais de 1700 palestras sobre Educação Ambiental.
Esta foi a vez de os nossos alunos descobrirem um pouco sobre o trabalho deste cientista. O tema abordado durante esta atividade foi a dependência que o Homem tem em relação aos outros seres vivos, isto é, à biodiversidade. O palestrante explicou que até os pequenos organismos fazem toda a diferença no curso normal da vida na “Gaiola” (termo utilizado por Jorge Paiva referente ao planeta). Durante a palestra, o botânico exprimiu o seu ponto de vista acerca da situação que a Terra está a viver, mostrando o seu prefeito desagrado quanto à situação e que são os mais jovens que têm de fazer a diferença.
Por fim, os alunos só têm a agradecer esta grande oportunidade de conhecer um homem tão respeitado e falado na comunidade científica.

Ana Beatriz Araújo Oliveira, 10.º C