Processo de Inscrição Projeto Erasmus KA229 – Da construção com régua e compasso à Impressão 3D, a Matemática ao serviço do Património Cultural

Inscrição dos alunos – Atelier 1 na Grécia – Dias 7 a 14 de maio de 2022

A escola iniciou o Projeto Erasmus (KA229 – Escolar), com o tema/título: “Da construção com régua e compasso à impressão 3D, a matemática ao serviço do Património Cultural”,  onde poderão ser consultadas na página da ESVV informações relacionadas com este projeto. As escolas intervenientes são a Escola Francesa EPLEFPA de Brioude-Bonnefont e a Escola Grega 1o GENIKO LYKEIO AIGIOU.

É um projeto de Parcerias de Intercâmbio Escolar entre três parceiros (Portugal, Grécia e França).

Já foi realizada uma reunião, com os professores, entre as três escolas. Durante esta atividade, todos os participantes puderam adquirir as noções básicas de modelagem e impressão 3D necessárias para a realização do projeto. Assim, cada país pode agora preparar os seus alunos para que as suas práticas sejam diretamente aplicáveis no momento das atividades das mobilidades que irão ser realizadas.

A padronização das expetativas matemáticas e o desenvolvimento de um teste, informativo, permitirão fazer um balanço do conhecimento dos alunos em cada país e medir seu progresso ao longo do projeto.

As escolas também poderão iniciar atividades de seleção de participantes e apresentação de alunos na plataforma e-Twinning desde já.

É esta fase de seleção de participantes que iremos agora iniciar. Os alunos interessados devem desde já ter em conta os seguintes critérios para poderem ser selecionados e participarem de forma ativa, entusiasta e corajosa. E ainda poderem partilhar conhecimentos com os outros jovens. Uma aventura de todos aqueles que querem participar.

Critérios:

1. Alunos do Curso de Artes.
      2. Frequentar com sucesso a formação “Modelação e Impressão em 3D com o Programa Tinkercad” (durante 10 horas).
      3. Realização de um teste de monitorização de conhecimentos matemáticos.
      4. Submeter-se a uma entrevista individual com o júri de seleção, onde serão abordados os seguintes pontos:

4.1. Frequência da disciplina Matemática B.
    4.2. Fluência da Língua Inglesa.
    4.3. Utilização de Novas Tecnologias (apresentações, vídeos, redes sociais).
    4.4. Apresentação de um vídeo “Um dia na Escola”.
    4.5. Motivação para participar no projeto.
    4.6. Responsabilização pela divulgação do projeto após as mobilidades.
    4.7. Para esta 1ª mobilidade, as prioridades serão as seguintes: 1ª – alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade e a 2ª prioridade – alunos do 10º ano de escolaridade.

1. Celebração de um compromisso de envolvimento e disponibilidade para a participação em eventos e atividades, quer locais, quer internacionais, ao longo da vigência do projeto.

Ter em atenção que será fator de exclusão a existência de alguma participação disciplinar grave durante o ensino secundário.
    Nota: Será divulgado, na página da Escola, a lista graduada de candidatos.

1. O Projeto tem como objetivos principais:

A) Troca de boas práticas.
    B) Mostrar a Matemática em ligação com a Arte. Para tornar este Projeto Europeu e Cultural, vamos trabalhar na Arquitetura nos estilos artísticos Barroco, Gótico e Românico.
    C) Realizar o trabalho colaborativo na plataforma eTwinning dos alunos do Clube de Artes dos anos letivos de 2021/22 e 2022/23.

Entre muitas tarefas, vamos, por orientação do Projeto e também das decisões tomadas na reunião na Grécia, desenvolver as seguintes atividades:

1. Antes da primeira mobilidade será realizado um teste de conhecimentos de matemática/geometria. Os resultados apenas serão utilizados para fins estatísticos.
    2. Durante este período letivo os alunos irão aprender a usar o “tinkercad” e a impressão 3D.
    3. Depois da seriação, os alunos poderão realizar apresentações de vídeo a serem carregadas no e-twinning (twinspace) – (alunos / escolas / cidades, entre outros); videoconferência (os alunos podem preparar perguntas para fazer aos outros grupos, depois assistir seus vídeos).
    4. Cada escola (alunos) deve imprimir uma mascote para seu grupo antes da primeira mobilidade.
    5. Os alunos devem assistir a alguns vídeos sobre os tipos de arcos

Nesta mobilidade na Grécia, entre os dias 7 a 14 de maio de 2022, os alunos irão trabalhar em diferentes atividades relacionadas com o projeto em diferentes áreas. Os alunos terão contacto com o estilo românico, fazendo esboços e impressão 3D dos seus arcos característicos.
    Todos estes trabalhos serão regularmente divulgados nas redes sociais (Webpage, Instagram, Twitter e outros) e nas escolas participantes.

Encontram-se abertas as inscrições para a seleção de aluno/as do Curso de Artes da ESVV para a participação na primeira mobilidade que realizar-se-á na Grécia, durante os dias 7 a 14 de maio de 2022.
    Todo/as o/as aluno/as interessado/as deverão aceder ao questionário criado para o efeito, preencher e submeter juntamente com a declaração de compromisso do/a Encarregado/a de Educação.

2. Prazo de apresentação das candidaturas: Até ao dia 07/02/2022

3. Documentos de preenchimento necessário:

Para mais informações deves consultar a área do Erasmus + (Erasmus KA229 P2) da página da escola ou contactar o professor Luís Monteiro, através do email prof0031@esvv.edu.pt.
    Será criado no Teams uma equipa para troca de informação para os alunos do Curso de Artes, denominado “Mobilidade Grécia – Erasmus+”.