Projeto Cultural de Escola

Desconstruir Vila Verde para Construir o currículo

No ano letivo de 2021/2022, a Escola Secundária de Vila Verde aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da implementação de um Projeto Cultural de Escola, em parceria com entidades locais, estruturas artísticas, culturais e patrimoniais, e comunidade educativa.

A missão do PNA é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O PNA é uma estrutura de missão instituída pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para o horizonte temporal 2019-29.

Conscientes das potencialidades das artes e da importância dos processos criativos na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, o Projeto Cultural de Escola (PCE) da Escola Secundária de Vila Verde pretende proporcionar à comunidade discente novas e significativas oportunidades de fruição/vivência e resposta pedagógica, através da promoção do trabalho colaborativo e transdisciplinar, apostando na flexibilidade curricular e na formação integral dos alunos.

Com o tema “Desconstruir Vila Verde para Construir o currículo” pretende-se reforçar a identidade cultural da Escola Secundária de Vila Verde, promovendo a literacia artístico-cultural, através da articulação e enraizamento de várias linguagens artísticas, no currículo de todas as disciplinas, valorizando, assim, o desenvolvimento da sensibilidade e do pensamento criativo e crítico de toda a comunidade educativa.

O Projeto Cultural da Escola Secundária de Vila Verde assume, assim, os seguintes desafios:

  • Desenvolver a literacia cultural;
  • Estimular a sensibilidade criativa;
  • Estabelecer e/ou fortalecer os laços entre a escola e as instituições/associações artísticas, culturais e sociais locais;
  • Valorizar o património artístico e cultural do concelho de Vila Verde;
  • Promover atividades culturais diversificadas;
  • Explorar o caráter interdisciplinar e transdisciplinar das artes e do património;
  • Explorar as capacidades artísticas e criativas dos alunos;
  • Organizar espaços de fruição na escola.