Semana de intercâmbio – ESVV e Jerez de Los Caballeros

Alunos e professores da Escola IES El Pomar de Jerez de Los Caballeros, estiveram em mobilidade com a comunidade educativa de Escola Secundária de Vila Verde

Alunos e professores espanhóis estiveram, na semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 na atividade de intercâmbio, enquadrada no Projeto Erasmus+, chave KA219.

Este Projeto Europeu vai no 2º ano e foi aprovado pela Agência Espanhola do Erasmus+. O Projeto intitula-se “A cidadania europeia através da aprendizagem bilingue e as novas tecnologias”.

Foi uma semana intensa de atividades de partilha de conhecimentos, de visitas a localidades relacionadas com o turismo e indústria e a realização de uma palestra no último dia, com o Deputado Europeu, José Manuel Fernandes onde elogiou o aproveitamento do Programa Erasmus+. Na plateia onde estavam alunos portugueses e espanhóis bem como professores, tiveram a possibilidade de acompanhar as palavras do palestrante que criou durante o tempo da palestra momentos bem interessantes de perguntas e respostas.

Mas a semana foi preenchida com participação em aulas nas diferentes disciplinas e níveis de escolaridade, em atividades de cultura, conhecimento tecnológico e de gastronomia de Vila Verde. Todas as atividades foram transmitidas pela internet e os familiares dos alunos espanhóis tiveram a oportunidade de as acompanhar diretamente.

Agradecemos, à APPCDM de Vila Verde (Grupo folclórico) ter-nos presenteado na receção da escola; à Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, que nos recebeu de forma tão agradável, aos responsáveis do Museu do Linho e do Museu de Arte Sacra, do responsável da Casa do Conhecimento de Vila Verde, à Casa Chocolate com Pimenta toda a entrega e saber que nos ofereceram e maravilharam os nossos parceiros. Realizou-se ainda um Workshop de bordados de Lenços de Namorados na Loja “Namorar Portugal”. Todos participaram e souberam pegar na agulha e no pano e criar o que lhes ia no sentimento.

Internamente os nossos parceiros assistiram e participaram às aulas de Inglês, Português, Física e Química e Biologia e Geologia. Realizaram um worshop  subordinado ao tema “Oficina de Teatro” promovido pela responsável do Clube de Teatro da ESVV e participaram numa Oficina de Leitura na Biblioteca da ESVV. A todos um agradecimento muito especial.

A divulgação foi realizada diariamente pelas redes sociais e no final pela empresa escrita e falada. Regista-se que no facebook do Erasmus da ESVV, durante a semana do Intercâmbio, foi alcançado 894 visualizações e obtivemos 626 intervenções.

Em abril os nossos alunos realizarão a sua mobilidade a Jerez de Los Caballeros. Já trabalhamos entusiasticamente nesta atividade. O sucesso dos nossos alunos é também o nosso sucesso!

Agradeço à direcção da Escola, em nome do seu diretor o entusiasmo entregue nas actividades que foram desenvolvidas ao longo desta semana e ao Coordenador do Projeto, Manuel López que soube abrilhantar com a sua equipa docente e de alunos a nossa Escola.

O Coordenador do Projeto na ESVV,  Luís Monteiro